blog Inclusão nas Empresas
Petrolífera
Plano de desenvolvimento da Shell dá oportunidade de crescimento aos colaboradores
Por Amanda Alether
A Shell atualmente está presente em 70 países. A empresa criada em Londres há quase 200 anos, completou no dia 9 de abril 108 anos de atuação no mercado brasileiro. A companhia exerce a exploração de combustíveis fósseis.
A parceria entre a Shell e a Cosan gerou, em 2011, a Raízen, empresa que desde então é responsável pelos postos de combustível.
7 maio, 2021


Assessor de Relacionamento com Empregados e Indústria da Shell Brasil Maurício Santos. Foto: Divulgação/ Shell Brasil
A companhia integra colaboradores com deficiência em diversos setores. Segundo o assessor de Relacionamento com Empregados e Indústria da Shell Brasil Maurício Santos. "Toda vaga de emprego que a Shell Brasil abre, é também uma oportunidade para pessoas com deficiência." disse.
Com base no plano de desenvolvimento da companhia, todos os profissionais são avaliados e recebem treinamentos para atuarem nas funções.
"Nossa estratégia de desenvolvimento está baseada no conceito que 80% aprendemos nos cargos que exercemos, 10% nos relacionamentos profissionais e 10% em treinamentos formais. Assim, a Shell disponibiliza diversas possibilidades de desenvolvimento para todos empregados em todos os níveis." explica Maurício.
Em 2012, a Shell criou a enABLE, grupo de afinidade para discutir assuntos relacionados aos colaboradores com deficiência da empresa. A rede visa esclarecer temas como inclusão e acessibilidade e desenvolver cada vez mais habilidades em seus profissionais.
O assessor de comunicação da Shell e presidente da enABLE Igor Baiense, conta que a rede reúne diversos colaboradores. "O grupo é formado por funcionários com e sem deficiência. Pela rede, tenho contato com dezenas de colegas com deficiência na Shell", disse ele.
A enABLE também oferece aos profissionais com deficiência diversos cursos capacitatórios que possibilitam a inclusão na companhia.
"Através da enABLE, já organizamos diversos treinamentos específicos para PCDs, como mentoria para funcionários com deficiência, capacitação em Libras e workshops específicos para este grupo'', afirma Igor.
Plataforma de acessibilidade
Para que os PCD's consigam desempenhar suas funções de maneira eficiente, a companhia oferece a plataforma Work Place Acessibility. No programa, os colaboradores com deficiência solicitam as adaptações necessárias para exercerem o trabalho.
Igor tem baixa visão e usa leitor de tela. "Desde que entrei na Shell, sempre fiz uso de softwares deste tipo, inclusive com treinamentos para aumentar o conhecimento da ferramenta."
A plataforma também é disponibilizada para os profissionais sem deficiência que precisem de suporte.
Pergunta para a Shell
A chamada “Lei de Cotas”, infere em empresas com mais de 100 funcionários que empregue pelo menos 2% de PCDs. Caso a Lei não fosse aplicada mais, a empresa continuaria mantendo as pessoas com deficiência em seu quadro de funcionários?
R: Sem dúvidas. Muito mais do que o cumprimento de uma lei, Diversidade & Inclusão é um valor de negócio fundamental para a Shell. Recentemente, o CEO (Ben van Beurden) declarou que a estratégia e as ações de D&I deveriam ser consideradas por toda a liderança como vitais para nossos negócios, tanto quanto os aspectos de Segurança, o que, em nossa indústria, é colocar a discussão em prol de uma cultura diversa e inclusiva em um patamar absolutamente relevante. (Maurício Santos - assessor de Relacionamento com Empregados e Indústria da Shell Brasil)
Veja também
A Anglo American foi fundada em 1917, na cidade de Joanesburgo, África do Sul. Atuante no Brasil desde 1973, a mineradora gera no país 12.400 empregos. A empresa opera em território nacional na produção de minério de ferro...
30 julho, 2021
A Duratex atua no cenário nacional desde a década de 50. A companhia tem sede localizada em São Paulo e expande seus negócios por 16 unidades industriais e...
28 maio, 2021